-
Arquitetos: DX Arquitectos
- Área: 280 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Pablo Blanco Barros
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no coração da IV Região do Chile, no início do Deserto do Atacama, esta casa foi projetada para reunir vários membros de uma grande família.
Pessoas de várias gerações e convidados se reúnem em um espaço protegido da inclemência do vento e do implacável sol do norte. De fora, cercado por uma alta paliçada, este espaço se projeta primeiro como um terraço coberto que protagoniza como o centro indiscutível da casa, um lugar onde tudo converge. Depois para o interior, que é articulado por espaços íntimos (os quartos e banheiros) que se escondem quando as portas estão fechadas, criando uma armadilha para o olho que contribui para um modo de circulação através deste espaço que a todo momento resgata a visão da onda de ruptura do selvagem Oceano Pacífico.
A obra arquitetônica foi, portanto, baseada na intenção de desfazer gradualmente os limites entre o aberto e o fechado, preservando em um grande pátio central a natureza particular do terreno, que é onde a vida acontece exponencialmente, articulando circulações, vistas e acesso a todos os programas da casa.
A forma da casa nasceu de um gesto espontâneo de nossa amiga Francisca que, em uma das primeiras reuniões que realizamos com a equipe para este projeto, disse que "ela queria uma casa que reunisse", fazendo um gesto circular com sua mão. Desse movimento gracioso, sutil e involuntário nasceu a força centrípeta/centrífuga que se tornou o ânimo fundador deste projeto.
Assim, uma vez revelada a geometria envolvida no jogo da circunferência fundacional e de suas secantes, no qual se procurou acomodar um programa necessariamente ortogonal, a casa foi batizada de "La Chinita" pelos arquitetos da equipe de projeto.